segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Grupo islâmico ameaça atacar Jogos Olímpicos de Verão


Por Pamela Mortimer

Grupo islâmico chinês que vem ameaçando lançar um ataque nos Jogos Olímpicos de Verão lançou um novo vídeo quarta-feira denunciando os governos chinês alegou maus tratos dos muçulmanos. O grupo reivindica a maus-tratos é motivo suficiente para uma guerra santa.

Um relatório divulgado pelo Instituto SITE, uma organização americana que monitora comunicações de militantes, afirmou que um porta-voz do Partido Islâmico do Turquistão acusou o governo chinês de "forçar os muçulmanos para o ateísmo" e causando destruição em escolas islâmicas.

O porta-voz de vídeo também afirma que Chinas programa de controle de natalidade é responsável por forçar as mulheres muçulmanas a ter abortos. O representante também reiterou seus planos para um possível ataque durante os Jogos Olímpicos - uma ameaça originalmente feito em um vídeo divulgado no mês passado. O vídeo também exortou os muçulmanos a evitar as atividades.

O representante no vídeo falou na língua turca dos uigures, uma região no oeste da China que consiste principalmente de uma população muçulmana. A região tem uma longa história de discórdia com o governo chinês.

Especialistas em segurança acreditam que o Partido Islâmico está localizado na fronteira com o Paquistão e que os seus membros receberam treinamento de membros da Al Qaeda.

No vídeo divulgado no mês passado, o grupo militante transmitida ameaças contra os Jogos Olímpicos e aproveitou a oportunidade para reivindicar a responsabilidade por uma série de atentados de ônibus em toda a China. O vídeo mais recente, que parece ter sido filmado em 01 de agosto, mostra gráficos semelhantes aos vídeos anteriores. Estes incluem "um logotipo olímpico queima e uma explosão imposta sobre uma das sedes", disse o IntelCenter com sede em Washington, um segundo grupo de monitoramento EUA extremista.

IntelCenters Ben Venzke disse que o grupo não ficou surpreso ao ver que o Partido Islâmico do Turquistão lançou outro vídeo. IntelCenter também acredita que o partido continuará a fazer ameaças, mesmo após as cerimônias de abertura.

"Eu acho que eles estão fazendo é que eles estão a tentar capitalizar sobre a formação para os jogos", disse ele.

Como se poderia esperar, haverá forte esquema de segurança nos Jogos, ao longo de Pequim, e co-anfitriãs olímpicas cidades. Autoridades afirmaram que mais de 100.000 soldados e policiais estarão em alerta durante os Jogos Olímpicos. Com alta segurança tal, espera-se que os terroristas são mais propensos a lançar um ataque em áreas menos seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário