segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Métodos de Investigação Psicológica


Pesquisa é fundamental para o campo da psicologia, sem o qual pode-se avançar, e não houve resultados ou teorias concluiu. Como o campo é tão diversificada e estudos baseiam-se principalmente sobre a função e efeito de vários fatores sobre a mente humana, vários métodos de pesquisa foram desenvolvidos para nos ajudar a diminuir um estudo e ajudar a tirar uma conclusão a partir dele. Pesquisa é conduzida através do estudo de apenas um grupo, através do estudo de vários grupos e correlacionando os resultados através da realização de experiências, e por o meio de pesquisas, para se chegar a respostas. Em alguns casos, um método de pesquisa deve ser utilizado para completar o outro, a fim de atingir resultados conclusivos. Então, quais são os tipos de métodos de investigação psicológica que são utilizados neste campo diverso? Vamos dar uma olhada.

Tipos de Métodos de Investigação Psicológica

Em qualquer um dos métodos seguintes, enquanto que os sujeitos / participantes pode ser o mesmo, o método de execução de pesquisa pode variar consideravelmente. A pesquisa psicológica pode ser dividida em pesquisa quantitativa (que é conduzida através da recolha de dados e através de análise estatística) e pesquisa qualitativa (que é conduzida através da realização de estudos em ambientes naturais, sem quaisquer métodos quantitativos). Os seguintes métodos de pesquisa psicológica queda em ambas as categorias.

Estudo de Caso

Um estudo de caso é conduzido pela observação de um participante (ser humano) / sujeito (animal), ou um grupo de participantes ou sujeitos em máximo de detalhes. Por exemplo, se a pesquisa quis ser conduzido na compreensão da linguagem dos animais, qualquer um animal que já haviam sido expostos a um ambiente como esse, onde foi falado em uma língua particular seria observado, e então a sua compreensão desta língua seria ser muito compreendido. Além disso, pelo estudo detalhado um caso, uma grande quantidade de conclusões podem ser desenhada por este método, com base no qual pesquisa adicional pode ser realizada. O único con deste método de pesquisa psicológica é que a generalização destes resultados pode ser difícil por causa do estudo aprofundado de um único assunto. O que é aplicável a um sujeito pode não ser aplicável a um outro objecto, e os resultados podem variar. Como tal, conclusões concretas não podem ser tiradas por este método de investigação psicológica. Um estudo de caso é um método de pesquisa qualitativa.

Inquérito / Questionário

Os questionários são dadas para um grupo de pessoas que são obrigadas a responder a perguntas que foram projetados para compreender o seu processo de pensamento, atitudes, valores, ou qualquer outro fator que deve ser estudado. Por exemplo, considerando que este é um método de pesquisa comum usado particularmente no campo da psicologia social, este método permitirá aos investigadores analisar os padrões de pensamento de um grupo específico de pessoas em relação à sociedade a que pertencem. Os questionários fornecem resultados pouco conclusivos quando eles são direcionados para um grupo específico de pessoas (digamos todas as mulheres, todos homens, todos de classe superior, ou classificados com base em qualquer um fator tal). Este grupo torna-se então uma amostra, o que é um representante de pessoas pertencentes a estes grupos. No entanto, deve também ser notado que, a fim de compreender diversos pontos de vista a respeito de um conceito (social) particular, é importante escolher um grupo aleatório de pessoas, que são, então, os participantes de uma amostra aleatória. A vantagem de usar um questionário é que ele permite ao pesquisador generalizar os resultados em um melhor nível do que faz um estudo de caso. Ele também fornece uma janela para os diversos pontos de vista que podem existir entre um grupo geral. No entanto, este fator é uma desvantagem muito grande como se a maioria em um determinado padrão não é visto, cada outra resposta pode ser descartado como uma exceção. Além disso, a forma como as pessoas tendem a compreender uma determinada questão é diferente, que é quando as respostas a estas perguntas também podem mudar.

Correlação

Correlação é uma medida da relação entre uma variável independente e uma variável dependente. Por exemplo, se os psicólogos foram estudar a relação entre estresse e falta de sono, podemos destacar que o estresse é a variável independente, enquanto a falta de sono é a variável dependente estresse. Assim, você pode desenvolver uma tese que diz que o maior o nível de stress, o mais difícil é para as pessoas a ter um sono de qualidade. Este seria o caso de correlação positiva, porque, como a intensidade de um aumentos variáveis, de modo que faz da outra. Por outro lado, no caso de uma correlação negativa, o valor de um diminuições de variáveis ​​como a dos outros aumentos. Como tal, se o estudo fosse sobre o número de horas gastas jogando videogames em notas de alunos, você diria que como as crianças passam mais tempo jogando videogames, suas notas piorar. Este é um exemplo de correlação negativa. Realização de pesquisa com base na correlação nos ajuda a concluir nossas suposições. Por exemplo, sabemos que o estresse pode causar perturbação mental e afetar o sono, que é quando decidimos realizar a pesquisa e entender a intensidade deste efeito. Do lado negativo, uma pesquisa realizada através de correlação não nos permitem especificamente estabelecer a causa por trás da situação. Por exemplo, quando nós assumimos que jogar jogos de vídeo afeta séries infantis, não levamos em conta os outros fatores que podem estar contribuindo para classes pobres, como o ambiente familiar, a falta de interesse nos estudos, ou a incapacidade de manter grandes blocos de informação, levando à má qualidade. Portanto, o efeito relação de causa e não pode ser estabelecida com este método.

Experimento

Preencher a lacuna que a correlação deixa para trás, através da realização de experiências que podemos compreender a relação de causa e efeito entre as duas variáveis. Como tal, para entender se é realmente o número de horas gasto com jogos de vídeo que está causando classes pobres, experimentos controlados podem ser realizadas onde as crianças são feitas para jogar jogos de vídeo para um determinado número de horas de cada dia, e suas notas são ser monitorizados ao longo de um período de dias. Ao levar em consideração essa hipótese, e estabelecendo resultados para provar se é ou não é verdade é o que é conseguido através da experimentação. Experimentos são geralmente realizadas entre os variados grupos de sujeitos ou participantes. Esses grupos são chamados os grupos de tratamento (onde os participantes estão sendo manipulados para estudar os efeitos dessa manipulação) e grupos controlados (onde os participantes não são manipuladas, a fim de estabelecer uma comparação entre os grupos controlados e tratamento). Este é talvez o melhor método de pesquisa, que nos ajuda a estabelecer os resultados após a realização de experimentação, ao contrário dos métodos citados acima. A desvantagem deste método reside no facto de que cada variável ou factor não pode ser controlada e manipulados afectando assim o resultado final. Além disso, um experimento pode ajudar a estabelecer uma única causa e efeito de cada vez, porque cada variável é controlada.

A pesquisa psicológica é também denominado com base no tempo que demora para efeitos de investigação. Por exemplo, são métodos de pesquisa populares em psicologia do desenvolvimento, especificamente conhecidos como pesquisa de corte transversal e longitudinal pesquisa. O anterior refere-se a pesquisa que é realizada a um ponto no tempo em que os dados, variáveis, e todos os outros elementos necessários estão disponíveis no mesmo ponto, ao passo que a pesquisa longitudinal é levada a cabo ao longo de um período de tempo em que os dados são recolhidos durante este tempo e variáveis ​​são estudadas ulteriormente ou ao mesmo tempo.

Pode-se dizer que um método de pesquisa pode ser mais preciso do que o outro, mas não pode ser estabelecido que um qualquer método é completamente exacto. No entanto, os resultados obtidos na maioria pode ajudar a fornecer informações conclusivas na pesquisa. A pesquisa psicológica e os métodos utilizados são vastas. Esta visão deve ter-lhe dado uma boa idéia de como o processo é realizado para obter resultados.

2 comentários: